Guia para um melhor orçamento


Um orçamento é basicamente um plano de dinheiro, delineando seus objetivos financeiros. Tendo um orçamento, você pode estabelecer e regular fundos, definir e atingir seus objetivos financeiros e tomar decisões antecipadas sobre como deseja que suas finanças funcionem bem para você.

A ideia principal do orçamento é que você reserve uma certa quantia de dinheiro para custos esperados e também inesperados.

Simplificando, o orçamento significa uma estimativa das despesas domésticas mensais com base nas despesas e contas anteriores.

A etapa inicial para fazer um orçamento é descobrir quanto tempo vai durar a sua remuneração. Defina despesas fixas como pagamentos de carro, aluguel de casa, seguro, etc. Da mesma forma, faça um acompanhamento completo de seus gastos por um mês para que possa descobrir e entender para onde estão indo seus fundos. 

Por meio da determinação adequada de seus “padrões de gastos”, você pode identificar imediatamente soluções para um orçamento eficaz.

Por exemplo, quando você tem uma renda mensal estável de R$3.000, deve subtrair todas as suas contas mensais identificadas dessa renda.

Outras contas podem ser avaliadas e subtraídas do valor de sua renda. O saldo que restou após os custos fixos agora pode ser o seu orçamento doméstico. Em vez de alocar dinheiro para bens diversos, como gás, roupas, entretenimento e mantimentos, o planejamento financeiro permitirá que você use proporções ou porcentagens desse dinheiro.

A solução estratégica para que o orçamento seja bem-sucedido é tanto a inflexibilidade quanto a flexibilidade; existem despesas fixas, portanto o pagamento deve ser um fator inflexível.

O orçamento funcionará melhor quando omissões muito escassas forem feitas em limites maiores. A ideia aqui é formular metas e planos e, em seguida, cumpri-los tanto quanto possível.

Aqui estão algumas dicas sobre como fazer um orçamento:


1. Tenha bom senso de administração de dinheiro. Sua atitude é essencial. Chegar a um acordo e compromisso e saber a importância de reduzir despesas; tudo envolve muito sacrifício.

2. Planeje sua situação. Faça uma lista com seus ganhos de um lado e suas despesas gerais do outro.

3. Saiba a diferença entre luxos e necessidades. Liste o que você acredita ser luxos, com isso, divida a lista pela metade, riscando metade da lista.

4. Pratique a frugalidade, mas com dignidade. Você pode se divertir com pouco ou sem gastar nada. Em vez de ir às compras, brinque com as crianças na praia ou no parque.

O orçamento é uma ferramenta eficaz e fundamental que está prontamente disponível para todos. Considere isso e se beneficie disso.

Comentários